SOBRE MIM

O meu nome é Inês e nasci no primeiro dia de Inverno de noventa e três. 


Desde cedo sou apaixonada pela escrita e pela comunicação. Em tempos quis seguir jornalismo, mas o gosto pelas ciências humanas, em especial a curiosidade pelo cérebro e a mente levou-me à Psicologia. Depois da Licenciatura veio o Mestrado e, sem grandes dúvidas, escolhi a Neuropsicologia. O meu Estágio Curricular foi rico em experiências novas e desafiantes e o ambiente hospitalar permitiu-me evoluir e amadurecer de diversas formas.

A história por detrás do Blogue

A criação do meu primeiro blog - o Something to Remind - remonta a 2010, quando ingressei no secundário. A ideia surgiu de uma amiga que, ao ler alguns textos que compunha, incentivou-me a criar um espaço online para partilhar com outras pessoas. Inicialmente e durante a maior parte do tempo de vida do blogue, as publicações baseavam-se em pensamentos e desabafos, em jeito de diário secreto que não partilhava com qualquer pessoa. Desde então o endereço mantém-se o mesmo, contudo este espaço já teve outro nome. 

O If it can be written it can be done é capaz de vos dizer alguma coisa. Foi o título do blog que mais tempo durou. Surgiu de uma adaptação à frase If you can dream it you can do it, do Walt Disney. Durante muito tempo fez sentido ter como título esta frase, uma vez que a minha ideia sempre foi transmitir por palavras não só os meus pensamentos, como também os meus sonhos, como forma de motivação extra para ser capaz de os realizar. No entanto sempre achei que a frase era demasiado extensa para servir de título. Queria algo mais simples, mas rico em significado e que me identificasse com uma ou duas palavras. 

Foi então que surgiu o Wallflower

A designação é simples e o termo descreve: alguém de personalidade introvertida que, em situações que impliquem interacção social, se mantém à parte, apenas a observar, evitando a exposição. Este comportamento pode dever-se à ansiedade ou a fracas competências sociais. Ora, esta designação encaixa na perfeição na minha descrição. A minha ansiedade social já foi mais acentuada, aos poucos fui aprendendo estratégias que me permitem lidar com os meus receios e enfrentar situações que exigem uma maior exposição. Cada situação que enfrento é uma pequena vitória e tento superar-me sempre a cada desafio. Desta forma, o título serve-me como uma luva. 

Assim nasceu um novo espaço, com um design renovado, mais fresco e limpo e, acima de tudo, mais Inês. Assumi a minha identidade e trouxe mais de mim para cada texto publicado. Consigo identificar-me, mais do que nunca, em cada detalhe do Wallflower, ainda que todos os dias procure melhorar vários aspectos - a qualidade da escrita, ideias para publicações originais e a comunicação com quem me lê, desse lado. Aqui partilho a minha paixão pelo estudo da mente humana, pelas viagens e pela escrita. Partilho pedaços do meu dia-a-dia, alegrias, tristezas, receios e conquistas. E conto convosco me ajudarem a manter este espaço também vosso.