TELEVISÃO | This Is Us

maio 12, 2017


This Is Us teve uma promoção fantástica. A FoxLife apostou forte e eu estava muito entusiasmada, ao mesmo tempo que receava que a divulgação publicitária fosse maior do que a série e que o resultado desiludisse. Mas o meu entusiasmo foi recompensado e fiquei colada ao sofá desde o primeiro instante.

This Is Us conquistou-me desde o primeiro episódio. É um drama familiar apresentado de forma muito original pela NBC. Mostra-nos um grupo de personagens, cujos caminhos e histórias se cruzam e que se encontra ligado pela partilha do dia de aniversário... mas não só. A série é muito mais do que isto, mas para a perceberem têm de a ver. 

Não é por acaso que foi divulgada como sendo "real", "complicada" e "sobre a vida", porque é. É tudo isto e muito mais. A série desafia-nos a pensar nas nossas vidas e nas pessoas que fazem parte dela e que amamos. Oferece-nos uma perspectiva mais real, crua e verdadeira do que é o quotidiano, do que são as experiências,  as vitórias e as derrotas, sendo muito mais fácil identificar-nos com estas personagens do que com outras de qualquer outra série televisiva. This Is Us não mascara uma cena mediana com uma banda-sonora mágica, que nos leva a adorar o momento. O foco é dado às personagens, aos diálogos cheios de verdade, às pessoas e às suas vidas reais e complicadas. A história deles é também a nossa. E resulta tão bem.
Episódio a episódio tenho vindo a apaixonar-me pela história e pelos seus intervenientes. E é difícil escolher uma personagem favorita, pois todas elas têm as suas peculiaridades e características, que lhes conferem genuinidade e que me cativam ainda mais a cada episódio. Semanalmente vou descobrindo mais sobre o Jack e a Rebecca, a Kate, o Kevin e o Randall e cada vez os percebo mais e gosto mais disto.

A primeira temporada já terminou nos EUA e, dada a popularidade junto dos espectadores, a série foi renovada para mais duas. Ainda estou a alguns episódios do fim, mas já foram vários os momentos que me deixaram emocionada, boquiaberta, de sorriso rasgado e de lágrima no olho, tanto que quis de imediato partilhar convosco um dos momentos mais bonitos de um dos últimos episódios que vi. Para mim significou uma mensagem importante, fruto de um momento genuíno e de enorme simplicidade, sobre a inevitável ligação entre cada um de nós e sobre a pintura colorida que é a vida.

"I painted this because I felt like the play was about life and life is full of color and we each get to come along and we add our own color to the painting, you know? And even though it's not very big (the painting) you sort of have to figure that it goes on forever, in each direction. Like, to infinity. 'Cause that's kinda like life. It's really crazy, if you think about it, that a hundred years ago some guy that I never met came to this country with a suitcase. He has a son, who has a son, who has me. So at first when I was painting I was thinking, maybe that was that guy's part of the painting and then down here that's my part of the painting. And then I started to think... well... what if we're all in the painting... everywhere? And what if we're in the painting before we're born? What if we're in it after we die? And these colors that we keep adding, they just keep getting added on top of one another, 'til eventually we're not even different colors anymore. We're just... one thing. One painting. (...)

It all just sort of fits somehow, even if you don't understand how yet. People will die in our lives - - people that we love. In the future. Maybe tomorrow. Maybe years from now. It's kind of beautiful if you think about it, the fact that just because someone dies, just because you can't see them or talk to them anymore, it doesn't mean they're not still in the painting. I think maybe that's the point of the whole thing. There's no dying. There's no 'You' or 'Me' or 'Them.' It's just 'Us.' And this sloppy, wild, colorful, magical thing that has no beginning, has no end, it's right here. I think it's us".

Imagens | NBC, This Is Us

Publicações Relacionadas

3 Comentários

  1. Esta série é fantástica pela sua simplicidade. Sim, para mim esta é a sua maior e melhor característica. Concordo quando dizes que a vida deles é como a nossa. É uma série capaz de nos prender e despertar várias emoções num só episódio. Gosto muito.
    Deixo aqui o meu post sobre o mesmo assunto: http://andreiamoita.pt/?s=this+is+us
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Foi uma das melhores séries que vi este ano! Estou ansiosa pela próxima temporada!


    A Sofia World

    ResponderEliminar