FUGAS | A minha viagem ao Porto

abril 27, 2017

A viagem ao Porto foi tudo o que tinha imaginado e mais ainda. Desde a reserva do apartamento e da hospitalidade da nossa anfitriã, à localização excelente da casa e às condições meteorológicas, tudo esteve a nosso favor, o que tornou o nosso passeio memorável. Foram três dias à descoberta de uma cidade nova, de mapa sempre à mão e câmara fotográfica pronta a disparar. Trouxemos muitas memórias e a experiência de explorar um lugar diferente, por nossa conta.

| A viagem
Desde o momento inicial do plano da nossa viagem, que o carro estava fora de questão. Queríamos viajar de forma descontraída e despreocupada e o comboio pareceu-nos a solução ideal. Não estava nos nossos planos visitar a cidade de carro, pois iríamos certamente perder mais de metade do que era importante ver. Assim poupámos o carro, o combustível e a preocupação de fazer uma viagem refém do GPS. Tivemos uma viagem tranquila, de três horas, que pareceram 30 minutos. A partida de Santa Apolónia, no Alfa Pendular, às 7h30 da manhã não impediu que estivéssemos cheias de energia e entusiasmo para um fim de semana de amigas, numa cidade nova. Entre planos e ideias, a viagem passou num instante e a chegada a Campanhã foi o início da aventura.


| O Alojamento
Começamos a procura de alojamento em Janeiro, três meses antes da viagem, de modo a garantir que conseguíamos uma casa para a data que pretendíamos e com as condições desejadas. Depois de alguma pesquisa por vários sites e aplicações, singimo-nos ao Airbnb - que desconhecia até então, mas que se tornou num grande aliado na procura de alojamento. Tivemos atenção a vários detalhes, como o preço, a localização e a segurança da rua, o número de quartos e os horários de check in e check out. Filtros aplicados, não demoramos muito a encontrar o apartamento ideal. Com uma localização quase perfeita, o apartamento era suficiente para quatro pessoas e tinha tudo o que precisávamos, a um preço perfeitamente acessível e surpreendente. A etapa que considerávamos mais trabalhosa e dispendiosa, acabou por ser fácil e rápida, e por custar muito pouco - cerca de 27€ por pessoa, por duas noites.

| A Localização
Em termos de localização, acho difícil termos conseguido um apartamento melhor - a não ser que tivéssemos ficado alojadas algures na Rua de Santa Catarina ou nos Aliados, mas nesse caso os preços não seriam tão simpáticos. O nosso modesto apartamento estava localizado a 3 minutos do metro e a cerca de 7 do centro da cidade, o que permitiu que nos deslocássemos quase sempre a pé. Tudo era perto da nossa rua - metro, padaria, supermercado, farmácia, restaurantes e estávamos a um pulo do centro -, o que permitiu que poupássemos algum dinheiro em transportes e tempo nas deslocações.


| As Deslocações
A melhor forma de visitar o Porto, na minha opinião, é a pé. Foram várias as opiniões similares que ouvimos e decidimos explorar a cidade dessa mesma forma. Por isso, na nossa mochila só houve espaço para dois pares de sapatilhas confortáveis e muita vontade de caminhar. No entanto, assim que chegamos à estação de Campanhã e antes de apanharmos o metro para perto do nosso apartamento, decidimos comprar 5 viagens de metro para que pudéssemos aventurar-nos para mais longe, caso se proporcionasse. Aproveitamos para conhecer o metro do Porto, que é diferente do de Lisboa e poupar as pernas, que no final do dia já estavam bastante cansadas de percorrer a cidade a pé.


| O Itinerário 
Por mais planos que se façam, é sempre bom quando passeamos de forma descontraída à procura dos melhores lugares para visitar, fotografar, comer ou simplesmente sentar descontraidamente a olhar a cidade ou a fazer mais planos. Mas também é útil e importante delinear um plano do que se pretende visitar, de forma a não perder tempo e evitar viagens desnecessárias. Tinha esquematizado um plano de viagem, tendo em conta a nossa localização e o tempo que dispúnhamos para visitar a cidade, com a contabilização do tempo que demorávamos a chegar a cada ponto, fosse a pé ou de transportes. Uma vez que era o fim de semana da Páscoa, com a sexta-feira Santa, o risco de encontrarmos muitos espaços fechados era grande. Por isso, foi importante ter estes aspectos em consideração na hora de planear o nosso roteiro. Foi útil saber quais os museus, monumentos e outras atracções que se encontravam encerrados no feriado e no Domingo de Páscoa e assim, estabelecer um roteiro mais organizado e eficaz, evitando surpresas desagradáveis.

Guardo para a próxima publicação a descrição detalhada dos três dias no Porto, com muitas fotografias e memórias desta viagem. 


Publicações Relacionadas

6 Comentários

  1. conhecer o Porto é como dizes...a pé...

    esta minha cidade é linda!

    bom dia

    ResponderEliminar
  2. Acho sempre estas publicações tão interessantes e por isso estou curiosa por saber mais sobre o que visitaste no Porto (:

    ResponderEliminar
  3. Quero muito visitar o Porto como deve ser! Aguardo o post cheio de fotos :) E gostei das dicas... Eu acabo a usar o airbnb muitas vezes.

    ResponderEliminar
  4. Fazer o Porto de outro modo que não seja a pé, especialmente nos últimos anos, é apenas loucura, até para quem mora cá como eu.

    THE PAPER AND INK

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo - as cidades (não só o Porto) conhecem-se a pé :)

    ResponderEliminar