ENTREVISTA DE EMPREGO | 8 Conselhos úteis

janeiro 30, 2017


2017 começou com mudanças. Pela primeira vez iniciei a procura de emprego, mas não na minha área de formação. Por esta altura do ano esperava já ter iniciado o estágio curricular, mas por razões burocráticas e autorizações pendentes, ainda não foi possível. Desta forma decidi procurar um emprego que me permitisse ocupar o tempo que tenho livre, ganhar o meu dinheiro e que me fizesse sentir útil.

Já tinha ouvido dizer que a procura de emprego era, por si só, um emprego. No entanto só me apercebi disso quando chegou a minha vez de o fazer. É uma procura diária, de facto, que exige persistência e motivação. Inicialmente restringi a minha procura a oportunidades na área da saúde, para funções de contact center, secretariado, etc. No entanto, devido à escassez de vagas, alarguei a procura para o sector comercial, mesmo não sendo a área onde me sinto mais à vontade. 

Tinha várias dúvidas relativamente às entrevistas de emprego: de que forma devia apresentar-me, o que dizer e como me comportar, mas confesso que não pensei muito no assunto e tentei agir de forma natural. Estava descontraída, no momento da entrevista, e as coisas correram melhor do que esperava. 

Aqui deixo-vos algumas dicas que poderão achar úteis, caso se encontrem na mesma situação. Caso já tenham passado por este processo e têm conselhos, sintam-se à vontade para partilhar. 


Apresentem um CV simples
Quer utilizem o modelo pré-definido da Europass, quer criem o vosso próprio currículo, o segredo está em mantê-lo simples. Nada de grandes textos, com um único parágrafo. Sejam directos, claros e concisos. Convém que seja visualmente 'limpo' e apelativo e é importante que quem vos lê, consiga perceber qual o vosso perfil e percurso em poucas frases.   

Cuidem da apresentação
A primeira entrevista é, muitas vezes, a única oportunidade que têm de passar uma boa impressão, por isso não descurem esta parte. Optem por um visual simples, mas profissional e cuidado e não abusem nos acessórios ou no perfume. 

Confiantes mas não em demasia
É compreensível que queiram partilhar todo o vosso percurso académico ou até profissional e que queiram garantir que têm as qualidades e competências necessárias para o cargo a que se candidatam, mas não queiram partilhar demasiado, nem mostrar que sabem muito sobre a área. Caso o recrutador tenha dúvidas, a questão será colocada. Até lá sejam simples nas explicações. 

Façam perguntas
Quem está do outro lado procura alguém empenhado e nada melhor do que fazer perguntas para mostrar interesse. Não esperem apenas responder às perguntas do recrutador, procurem fazê-las também. Tentem saber mais sobre a função, os horários de trabalho, as possíveis folgas, etc. 

O poder do aperto de mão
É importante que não entrem na sala/ gabinete/ escritório a medo. Entrem confiantes, sem hesitações e não se inibam na altura de cumprimentar. Mesmo que a pessoa que vos espera não vos estenda a mão, façam-no vocês. Mostra que estão confiantes, receptivos e causa boa impressão.

Informem-se sobre a empresa
É importante que saibam alguma informação sobre a empresa e a função a que se candidatam. Na maioria das vezes é uma das perguntas colocadas e o facto de estarem informados sugere que se interessam, que se empenharam para a entrevista e permite manter um diálogo com o recrutador. 

Atenção à linguagem não-verbal
Uma entrevista de emprego é uma situação que causa nervosismo, no entanto é importante manter a calma (coisa que é mais fácil de dizer do que fazer!). Caso sintam as mãos a tremer, podem entrelaçá-las, sem as apertar para não mostrar que estão tensos. Evitem cruzar os braços pois poderá transmitir a ideia de que estão na defensiva e cria uma barreira entre vocês e o entrevistador. Procurem manter o contacto visual e sorriam.

Agradeçam
Procurem agradecer ao recrutador não só no final da entrevista, como também por email. Agradeçam por vos ter recebido e pelo tempo dispensado. Revelará cuidado da vossa parte e real interesse na função a que se candidatam. 

Estas são apenas algumas dicas que considerei úteis partilhar, tendo em conta a minha pouca experiência e alguns conselhos que me foram transmitidos durante o curso e por alguns amigos. 

Publicações Relacionadas

8 Comentários

  1. Boas dicas :)
    Enquanto pessoa nervosa que sou, algo tão simples como apertar a mão estava completamente esquecido na minha mente. Vou ter isso em conta! ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas e conselhos bastantes úteis, muito bem!

    ResponderEliminar
  3. Conselhos preciosos e que deviam ser partilhados pelo mundo! Obrigada pelo teu testemunho (o qual vou passar à minha Irma que entra agora nessa fase da vida dela). Um beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Ohn, obrigado eu :') sim, sem dúvida que os intemporais Labello nunca desiludem :P
    A esfoliação faz bem, sim, mas só mesmo para quem tiver lábios com peles a sair e assim :/

    Muito boas dicas. Por acaso já enfrentei algumas entrevistas de emprego, e é fundamental precavermo-nos de algumas coisas!

    NEW REVIEW POST | Sea Greece: Gel and Scrub – Organic Product to Know.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Que artigo tão bom, confesso que há alturas que penso em tal e reconheço que me sentiria meio perdida numa - primeira - entrevista. Como reagir, como perguntar, como falar? Ahhhh!!

    Gostei muito do teu cantinho :) *

    ResponderEliminar
  6. Post super útil :P Daqui a uns meses acabo o mestrado e começa a procura do emprego! Neste momento ainda estou um bocadinho em negação, nunca tive nenhuma entrevista e estou com algum medo xD

    ResponderEliminar