LEITURAS

#1: GONE GIRL (Em Parte Incerta) - Gillian Flynn

Sinopse: Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas… Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino? Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?

Gostei bastante e superou as minhas expectativas. É um thriller entusiasmante, misterioso e perturbador. É o género que nos deixa cativados do inicio ao fim, sempre a tentar perceber e desvendar todos os mistérios. O enredo é muito bom, negro e bastante perspicaz, em termos psicológicos. Os capítulos são alternados entre as narrativas de Nick e de Amy, dando-nos uma perspectiva de ambos. Está muito bem pensado e a autora desvenda-nos os pormenores nas alturas certas. 

Não conhecia a autora e tomei conhecimento da mesma através das redes sociais. Confesso que estava com receio de que o livro não estivesse de acordo com as minhas expectativas, mas estava enganada. 

Aconselho a quem gosta deste género literário e mesmo quem não esteja habituado a ler thrillers, que era o meu caso, aconselho também. Vão ficar surpreendidos. Para quem gosta mais de filmes, fiquei a saber que o livro passará para o cinema e estreia já no fim deste ano, em Outubro. 


#2: DIVERGENT (Trilogia) - Veronica Roth
divergent - Google-Suche

Esta trilogia foi a minha obsessão nos últimos tempos. As minhas viagens de comboio e metro nunca foram tão desejadas e interessantes. E ansiava sempre pelo momento em que podia abrir novamente o livro, retomar a leitura e abstrair-me de tudo o resto. Desde que soube da existência do primeiro livro, que o quis muito ler e foi a melhor coisa que podia ter feito. Esperei meses pela publicação do último e devorei-o num misto de entusiasmo, ansiedade e medo. Por um lado queria muito chegar ao fim e saber o desenlace da história, mas por outro tinha receio do final. E não queria acabar esta fantástica trilogia.
Sem vos desvendar nada, quero apenas partilhar convosco que dificilmente encontrarei outra trilogia ou saga, deste género, que me fascine tanto! Tudo na história me conquistou desde o primeiro capítulo do primeiro livro. O enredo, as personagens, o romance, a acção, as situações inesperadas, a originalidade dos cenários e histórias. Tudo nestes três livros foi diferente e irei, certamente, voltar a lê-los mais tarde. 

Sinopse: "Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la."

#3: THE FAULT IN OUR STARS (A culpa é das Estrelas) - John Green


Descrição: "Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita."

Este foi dos livros que mais gostei de ler, até hoje. Foi dos poucos que escolhi ler em inglês, porque queria mesmo ler as descrições e diálogos originais, escritos pelo autor. É um romance dramático, muito realista, nada fantasioso, nem demasiado meloso. É o que tem de ser. Real. Cru. Adorei a escrita inteligente do autor, as descrições, os diálogos interessantes, cómicos, inteligentes e espontâneos das personagens. Adorei todos os aspectos do livro e é, sem dúvida, para reler mais tarde. 


A blend of melancholy, sweet, philosophical, and funny. Green shows us true love…and it is far more romantic than any sunset on the beach.” -New York Times Book Review